Dicas incríveis para planejar sua cozinha

Cozinhar sempre é uma atividade prazerosa. Para que este espaço seja tão mágico quanto agradável, veja nossas dicas!

Cozinhar sempre é uma atividade prazerosa. Seja para as opções mais simples ou os pratos mais sofisticados. Neste espaço, experiências e sabores se misturam em busca de aromas perfeitos. Amigos e familiares se reúnem para que tentativas sejam efetivamente transformada em realidades deliciosas – ou, ao menos, engraçadas. Enfim, a cozinha é, sem dúvidas, um espaço mágico.

Para que este espaço seja tão mágico quanto prazeroso, convidamos a designer de interiores Manuela Marmitt que irá trazer algumas dicas especiais para que o planejamento da sua cozinha seja o melhor possível.

Siga conosco!

Produtos relacionados: Eletrodomésticoseletroportáteispias e cubas.

1. Para uma cozinha prática, o ideal é seguir uma ordem para os equipamentos: Geladeira, Pia e Fogão.

A disposição dos equipamentos dessa forma permite um fluxo de trabalho funcional. A pia entre a geladeira e o fogão separa e ajuda a controlar a diferença térmica dos eletrodomésticos.

2. A iluminação é um ponto muito importante nos cômodos da casa:

Não apenas por uma questão estética e sim, por funcionalidade e praticidade. Na cozinha, o ideal é combinar a luz natural com a luz artificial, para preparar e cozinhar de maneira tranquila e agradável. No projeto apresentado a solução foram luminárias embutidas direcionáveis no gesso acima da pia, na área do cooktop temos a iluminação da coifa e na torre de fornos e geladeira temos iluminação por embutidos direcionáveis. Também contamos com a iluminação geral por meio de rasgos no gesso.

3. Em uma residência há uma quantidade mínima de tomadas:

elas devem ser instaladas de acordo com a área dos cômodos. Para alguns ambientes, como a cozinha, há regras mais especificas e as tomadas devem ser posicionadas em locais pré-determinados para o uso dos eletroportáteis.

4. Como aproveitar melhor os espaços da cozinha?

– Use cestos, aproveite os espaços vazios, como por exemplo em cima do armário. Com os cestos você pode organizar seus utensílios.

– Organizador de pia, assim você economiza espaço no armário.

– Prateleiras são ótimas para organizar os temperos.

– Suporte de utensílios. Assim você os pendura e economiza espaço nas gavetas. Pode pendurar inclusive panelas. Fica prático e charmoso.

– Organizador de porta. Você pode colocar neles rolos de papel alumínio e filme.

– Aproveite ao máximo a altura das paredes.

5. A altura ideal para a bancada da cozinha pode variar de projeto para projeto:

Sendo como padrão 90 cm. Podendo variar de 85 cm a 93 cm, tudo depende da altura do usuário. Já a profundidade da bancada varia entre 55 cm e 60 cm.

6. Materiais indicados para a bancada: corian, nanoglass, silestone, quartzo, granito e etc.

Não é recomendado o uso do mármore para bancadas onde serão preparados os alimentos, pois é um material muito poroso que mancha facilmente, risca e pode até rachar com o uso.

7. Cores claras ajudam a ampliar o ambiente, por isso devem predominar em ambientes pequenos, o que não impede o uso de outros tons.

8. Eletrodomésticos indispensáveis:

– Cooktop/fogão

– Coifa/depurador

– Forno e micro-ondas – O uso da torre de eletrodomésticos, é perfeita e torna as atividades dentro da cozinha mais práticas e confortáveis, pois dessa forma tudo fica a mão. A opção de torres que utilizem todo o espaço entre piso e teto facilita a decoração e otimiza os espaços.

Na torre temos a opção de embutir fornos, micro-ondas e lava louças.

O micro-ondas deve estar posicionado entre 130 cm e 150 cm e o forno mais abaixo, de 90 cm a 97 cm de altura do piso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *